Clique aqui e consulte nossas políticas.

FUNDAÇÃO DO POVOADO

A colônia japonesa construiu em 1929, a Associação das Nações do Oriente, local para suas festividades e lazer, sendo seu primeiro presidente Takeshi Hashimoto. Em 1943, ocorreu à instalação da primeira farmácia, e em 1948, foi construída a primeira Igreja do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município, cuja comemoração se dá em 28 de junho. O primeiro padre foi Frei Higino, em 1959, que visando a segurança pública, providenciou-se, a vinda do primeiro policial, o Sargento Godoberto Madeira. No ano de 1968, houve a locação de um prédio para o início das atividades escolares. O primeiro Diretor foi o professor Michel Jorge. Em 1969, iniciou-se a construção da Escola Agostinho Grigoleto, sendo a primeira Diretora a professora Ana Maria Ferracini. Em janeiro de 1985, instalou-se um PAS, Posto de Assistência a Saúde, cujo atendimento era realizado por dois profissionais: Dr. Paulo Roberto Sanches e Dr. Adib Antônio Junior, com carga horária de 20 horas semanais. Em 1986, instalou-se um Posto de Serviços dos Correios, e no início de 1988, inaugurou-se a Creche Municipal Santa Rita.

CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO

Em fevereiro de 1990, foi realizada uma reunião, com os segmentos da sociedade, e entre os presentes, ocorreu uma eleição com direito a votar e ser votado. Os seis membros mais votados constituíram a Comissão de Emancipação, com o objetivo de representar a comunidade, postular perante a Assembleia Legislativa, o direito do Distrito de ganhar a condição de município, conforme a Lei 651/90 do Deputado Estadual, Edinho Araújo. O município foi emancipado pela Lei estadual nº 8.550 de 30de dezembro de1993. Em 03 de outubro de1996 ocorreu a primeira eleição, elegendo o senhor José Antônio Salvador, primeiro Prefeito, que veio à falecer 10 meses após ser empossado, sendo portanto, substituído pelo seu Vice-prefeito, Orquicenso Silva, até o final do ano 2000. Durante o período de 2001/2004, o município foi administrado pelo Prefeito Manoel Antônio Leitão, e por Pedro de Paula Castilho, Vice-prefeito. Com a emancipação política de Brejo Alegre, a comunidade passou a se beneficiar com envio direto de recursos nas áreas da educação, saúde, esporte, trabalho e transporte, aplicados em seu próprio desenvolvimento.

(Informações obtidas através da Lei Complementar nº 269/2017)