DECRETO LEGISLATIVO Nº 14, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2023.
(Projeto de Decreto Legislativo nº 14/2023, de autoria do Ver. André Luiz Marques da Silva)
“CONFERE A ‘MEDALHA 30 DE DEZEMBRO’ EM HOMENAGEM POSTUMA AO SENHOR JOÃO LOURENÇO (JAGUARÃO) PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À MUNICIPALIDADE”.
JULIERME LEÃO, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BREJO ALEGRE, ESTADO DE SÃO PAULO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, ETC.
FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE BREJO ALEGRE APROVA E O ELE PROMULGA O SEGUINTE DECRETO LEGISLATIVO:
Art. 1º - Fica conferido em homenagem póstuma ao eminente senhor JOÃO LOURENÇO (JAGUARÃO) a ‘MEDALHA 30 DE DEZEMBRO’, pelos relevantes serviços reconhecidamente prestados ao povo de Brejo Alegre e pela atuação exemplar na vida particular, pública e social.
Art. 2º - A presente honraria será entregue em sessão solene especial.
Art. 3º - As despesas decorrentes da execução deste Decreto Legislativo correrão por conta de verbas próprias do Orçamento vigente.
Art. 4º - Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.
CÂMARA MUNICIPAL DE BREJO ALEGRE-SP, EDIFÍCIO “JOSÉ ANTONIO SALVADOR” aos oito (08) dias do mês de dezembro (12) do ano de dois mil e vinte e três (2.023).
JULIERME LEÃO
Presidente
Publicado na Divisão de expediente da Câmara Municipal de Brejo Alegre-SP., na data supra, por afixação em local de costume.
ELIZÂNGELA EMIKO AMENTA
DIRETORA DE SECRETARIA
JUSTIFICATIVA
O presente Decreto Legislativo é proposto no fito de homenagear postumamente personalidade expressiva do município de Brejo Alegre, o Sr. JOSÉ LOURENÇO (JAGUARÃO), merecedor de todo nosso respeito e honorabilidade.
Jaguarão nasceu no ano 1929 na cidade de promissão. Jovem, foi morar em São Paulo onde se casou e teve dois filhos, Clovis e Cleusa.
Jaguarão nasceu com um dom fantástico de cantor e compositor de música sertaneja.
Em 1960 formou sua primeira dupla sertaneja: Jaguarão e Burandi. Gravou seu primeiro vinil e fez muito sucesso com as músicas “Duelo de amor” e “A saudade vai no peito” mas a dupla permaneceu junta por pouco tempo.
Depois ele formou dupla com Manuelzinho. A dupla Manuelzinho e Jaguarão, no ano de 1965 teve suas canções consagradas na época como “Moreninha linda” e outras. A dupla foi de pouca duração, porque o desejo de Jaguarão estava além de cantar, pois tinha também o desejo de atuar.
Quando a dupla se separou Jaguarão veio para o interior de São Paulo se casou novamente. Teve mais quatro filhos, Adalberto, Ademar, Almerinda e Adriele.
A partir desse momento começou a realizar seus sonhos de cantar e atuar como o palhaço Jaguarão.
No ano de 1976 Jaguarão fez a sua primeira passagem pela cidade de Brejo Alegre com o circo encantando a todos por aqui. Ele veio trazendo grandes duplas sertanejas, fazendo circo rodeio e a primeira tourada na época.
Via dentro de si a necessidade de sempre fazer as pessoas felizes e essa era uma forma muito criativa dele. Trouxe cinema para Brejo Alegre também.
Enfim, Jaguarão teve uma participação muito grande na cultura de nossa cidade. Na época não havia outro como o famoso palhaço Jaguarão.
E depois de tantas jornadas, idas e vindas, em 1983 Jaguarão escolheu Brejo Alegre para viver com sua família e aqui estacionou seu circo, com toda sua fama e alegria que fez por essa cidade. O povo brejoalegrence o recebeu com muito amor e carinho até nos dias de sua partida dessa terra.
Jaguarão faleceu no dia 5 de novembro de 2022 e essa é a história do famoso palhaço Jaguarão.
Dessa forma, nada mais digno dessa Câmara que prestar justa e merecida homenagem, razão pela qual espero contar com apoio de todos os edis em aprovação unânime.
Brejo Alegre-SP, 30 de novembro de 2023.
ANDRÉ LUIZ MARQUES DA SILVA
Vereador